15 Livros que todo mundo deve ler segundo Elon Musk

By Felipe Barra / março 27, 2019

Elon Musk, além de um empreendedor serial e bilionário com uma fortuna avaliada em mais de U$ 20 bilhões, ele também se destaca por ser polêmico e visionário. Na verdade, são muitos os adjetivos que podem ser atribuídos a Musk.

Ele começou sua trajetória como milionário vendendo o PayPal, fundou empresas, dentre elas a empresa de energia solar chamada Solar City, a montadora de carros elétricos Tesla e também a empresa de turismo espacial, a SpaceX.

Atualmente, Musk promete que em breve faremos viagens turísticas ao espaço e colonizaremos Marte.

Isso faz com que muitos empreendedores e jovens se inspirem na história e nos objetivos visionários de Elon Musk, além de sua personalidade marcante. Por isso separamos 15 livros que esse empreendedor serial e inspirador acha que todos deveriam ler.

 

  1. The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias) – Douglas Adams

Elon Musk cita esse livro em uma entrevista conduzida em 2015 e ainda revela que no painel do Tesla Roadster que foi lançado no espaço, a frase “don’t panic” seria uma homenagem ao livro.

A série conta as aventuras espaciais que Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, onde a dupla escapa da destruição da Terra, pegando carona com uma nave alienígena, graças ao conhecimento de Prefect, um E.T. que vivia na Terra disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisas de campo para o “O Guia Dos Mochileiros Das Galáxias”, o melhor guia de viagens espaciais e interplanetários.

  1. Structures: Or Why Things Don’t Fall Down (Estruturas: Ou Porque As Coisas Não Caem) – J. E. Gordon

Em uma entrevista conduzida na Califórnia, Elon Musk mencionou o livro Structures como uma excelente cartilha para design de estruturas e projetos. É um ótimo livro para quem deseja entender como o mundo a sua volta está sendo construído.

Para quem deseja entender como as pontes não desabam mesmo em horário de trânsito intenso ou os princípios que guiam a construção de um arranha-céu, esse livro vai acalmar suas ansiedades e responder suas perguntas.

Obs: você não precisa ser nenhum engenheiro pra entender bem esse livro.

 

  1. Benjamin Franklin: An American Life (Benjamin Franklin: Uma Vida Americana) – Walter Isaacson

Benjamin Franklin é um dos heróis para Elon Musk. Em certa entrevista, ele mencionou que Franklin era um empreendedor que começou do zero e chegou a resultados impressionantes.

Benjamin Franklin foi de um simples comerciante para um homem que jantava com Reis. Ele ficou conhecido por provar que a luz era eletricidade, através de um experimento utilizando uma pipa.

  1. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies (Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias) – Nick Bostrom

Elon Musk está sempre expressando sua posição em relação a Inteligência Artificial. Em uma entrevista no MIT, ele chegou a comparar a Inteligência Artifical com “convocar o demônio”.

E é exatamente disso que se trata esse livro, do impacto da tecnologia na humanidade nas próximas décadas e como vêm transformando a forma como vivemos.

Musk recomenda esse livro para todos que tenham interesse no impacto da Inteligência Artificial e porque devemos ser extremamente cuidadosos na hora de criá-la.

 

  1. Our Final Invention (Nossa Invenção Final) – James Barrat

Seguindo a linha da Inteligência Artificial e seus riscos, em 2014 Elon Musk postou em seu Twitter que o livro Nossa Invenção Final era um livro que merece ser lido.

Em certa entrevista, Musk chegou a dizer que se a Inteligência Artificial tiver um objetivo e a humanidade estiver impedindo-a de atingir esses objetivos, a IA simplesmente destruirá a humanidade sem nem pensar nisso, não por questões de maldade, mas sim pela falta de sentimento. E o livro coloca em questão exatamente isso: o fato da humanidade coexistir com a Inteligência Artificial.

 

  1. Ignition: An Informal History of Liquid Rocket Propellants (Ignição: Uma História Informal de Propelentes Líquidos de Foguetes) – John D. Clark

Enquanto o livro “Structures” foi um guia para construir o foguete, esse livro ajudou Musk a tirar o foguete do chão. Ele relata que este livro ajudou no desenvolvimento da forma que seus foguetes seriam abastecidos.

Dentre os livros citados, nós recomendamos a leitura deste apenas se você for uma pessoa muito interessada em química ou desenvolvimento de foguetes, pois é um livro focado em uma área muito específica.

  1. The “Foundation” Trilogy (Trilogia Fundação) – Isaac Asimov

A tecnologia está finalmente chegando em um ponto em que humanos serão capazes de habitar outros planetas e armazenar todo o conhecimento obtido. E esse livro traz toda essa perspectiva.

É um dos livros preferidos de Elon Musk e podemos ver relação e a influência que teve em sua vida e na sua forma de pensar.

 

  1. Life 3.0: Being Human in the Age of Artificial Intelligence (Vida 3.0: Ser Humano na Era da Inteligência Artificial) – Max Tegmark

Ao longo deste artigo, podemos perceber um padrão, afinal, é o terceiro livro de Inteligência Artificial que estamos falando sobre. Porém, neste é retratado os aspectos positivos e a forma que a IA pode trazer progressos para a humanidade.

São levantadas questões sobre pontos como: como podemos seguir progredindo e prosperando através da automação sem que isso afete a renda das pessoas; que conselho profissional devemos dar às crianças de hoje em dia e mais assuntos relacionados a essa tecnologia em específico.

 

  1. The Lord of The Rings (O Senhor dos Anéis) – J. R. R. Tolkien

Enquanto era jovem e estava crescendo, Elon Musk era um pequeno garoto nerd que mergulhava nos mundos da ficção. Esse mundo da ficção foi responsável por dar forma as características de Musk.

Em uma entrevista para o The New York Times, ele menciona que os heróis dos livros que ele leu sempre sentiram o dever de salvar o mundo e quem conhece a história dele sabe que ele também possui esses mesmos valores.

 

  1. Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future (De Zero a Um: O Que Aprender Sobre Empreendedorismo Com o Vale do Silício) – Peter Thiel

Peter Thiel e Elon Musk se conhecem a algum tempo e ambos ficaram ricos com a venda da PayPal e lançaram diversas companhias após isso.

É um livro excelente e de fácil leitura, é curto e objetivo e traz uma perspectiva sobre a influência e importância do mindset empreendedor no desenvolvimento de startups.

 

  1. The Moon Is a Harsh Mistress – Robert A. Heinlein

O premiado livro The Moon Is a Harsh Mistress foi recomendado por Musk em 2014 em uma entrevista ao MIT (Massachusetts Institute of Technology).

É um romance repleto de política, humanidade, paixão, especulação tecnológica e inovadora e uma firme crença na busca da liberdade humana. Um livro que certamente traz visões e perspectivas para mentes inovadoras como a de Musk.

 

  1. Merchants of Doubt (Comerciantes da Dúvida) – Naomi Oreskes e Erik M. Conway

É um livro que traz a reflexão sobre as diversas empresas que estão causando danos enormes ao planeta e aos humanos e vem se mascarando através das relações públicas .

Musk mencionou e indicou esse livro em uma postagem no Twitter no ano de 2013.

 

  1. Einstein: His Life and Universe (Einstein: Sua Vida e seu Universo) – Walter Isaacson

Esse livro retrata a biografia de Albert Einstein, nos levando a uma jornada mostrando como ele saiu de um escritório de patentes em que se sentia frustrado para um vencedor do prêmio nobel capaz de mudar o mundo.

Musk é um grande fã das biografias escritas por Isaacson, isso acontece porque o autor se posiciona de uma forma bem familiar, demonstrando o espírito rebelde dos jovens e da paixão pela descoberta e entendimento de sua existência, característica que também podemos identificar em Elon Musk.

 

  1. Howard Hughes: His Life and Madness – Donald L. Barret & James B. Steele

A história de Howard Hughes é uma das que inspiraram Elon Musk. Ele recomenda as pessoas lerem, porque retrata sobre conseguir dinheiro, fama e sucesso, que é algo que muita gente que se inspira nele busca. Porém esse livro mostra que se você não tiver cuidado, o dinheiro, fama e sucesso podem sair caro e pode ser colocado em jogo toda essa riqueza.

Muitos dizem que Elon Musk é o Howard Hughes da atualidade.

 

  1. The “Culture” Series – Iain M. Banks

Essa é uma série completa que também inspirou o executivo Elon Musk. Certa vez, Musk se descreveu como um utópico anarquista, alinhado com os livros de Iain M. Banks.

Iain M. Banks é considerado um dos autores preferidos do Vale do Silício, porque ele retrata visões realistas sobre como será o futuro da sociedade.

 

Conclusão:

E aí, qual desses livros você já leu e qual deles você recomendaria as outras pessoas lerem? E se não leu nenhum, comenta qual será o primeiro que você vai pegar para ler.

Conta pra gente aqui nos comentários!

About the author

Felipe Barra


>